O dia do Sol está aí: Olhos no Sol?

2 03 2009

De 2 a 5 de Abril de 2009 vai comemorar-se por todo o Mundo um evento sem precendentes na história da Astronomia: 100 horas de Astronomia (veja também o blog). Culminando no último dia com um dia dedicado ao Sol, este evento conta com milhares de actividade espalhadas por todo o mundo. Portugal não será excepção.

Em parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva e o Arbutus do Demo – Parque Botânico, um grupo de entusiastas da Astronomia em todas as suas vertentes (em particular a ARARA, a SADE e o CAUP) vai reunir-se na casa da floresta (na parte de cima do parque arbutus do demo) para uma observação solar sem precedentes em Portugal. Olhar o Sol simultaneamente no “vísivel”, no rádio e no H-alpha. Três visões completamente distintas do Sol que conjugadas nos darão uma visão completa do que se passa à superfície (e não só) do Sol.

O encontro será pelas 15:00. Pelas 15:30 uma breve explicação do que se vai passar e algumas das mais fantásticas imagens tiradas pelas sondas SoHO e Solar-B. Esteja atento à nossa lista de actividades para este dia (menu na parte superior desta página ou clique aqui).

Também previsto está a  ligação com outros centros de actividades em Portugal e no estrangeiro para que em simultâneo se façam observações em vários pontos do País e do Mundo.

 

Junte-se a nós, esta actividade é aberta ao público em geral. Traga máquina fotográfica, curiosidade e boa disposição.

Duas condições contudo são necessárias: bom tempo meteorológico e “mau tempo solar“. De qualquer das formas apareçam!

Já sabe: dia 5 de Abril, Domingo, pelas 15:00 no Arbutus do Demo, Vila Nova de Paiva.


Ações

Information

Deixe um comentário